Percurso do Adarve abre ao público

04 julho 2019 / CJR

Já abriu ao público a nova atração turística de Guimarães que contou com o cunho da CJR SA, o percurso pedonal do Adarve nas muralhas da cidade junto ao edifício da Câmara Municipal, em pleno coração do centro histórico.

Este foi um projeto desafiante cujo resultado final surpreende pela sua simplicidade estética e pelas vistas que oferece a quem o percorrer.

Segundo Paulo Antunes, Engenheiro encarregado pela execução desta obra, os maiores desafios desta obra estiveram relacionados com o enquadramento patrimonial e os cuidados necessários a adotar com o edificado que é Património Cultural da Humanidade, caso da muralha, assim como pelo significado e importância do Museu Alberto Sampaio. Outro dos desafios estava relacionado com o simbolismo, detalhe e especificidade do projeto, assim como as suas características globais, muito assentes em trabalhos de serralharia (uma área desafiante para a nossa empresa uma vez que não é a nossa especialidade). Também as condições de acesso à obra, por se tratar de uma muralha, apresentaram-se como um desafio ao qual os técnicos envolvidos tiveram de se adaptar, principalmente no enquadramento das medidas de segurança, já que se trataram, essencialmente, de trabalhos em altura, aliados ao manuseamento de estruturas pesadas. Por fim, o prazo estreito de conclusão da obra obrigou a que a equipa tivesse de se reorganizar numa corrida “contrarrelógio” que exigiu uma coordenação muito rigorosa e disponibilidade dos recursos internos e externos. No final, Paulo Antunes, quando questionado acerca da forma como encarou este desafio, afirmou que “tratando-se precisamente de uma obra “fora de formato”, onde os processos e detalhe não estavam, à partida, assimilados e rotinados, exigiu a toda a equipa uma dose extra de determinação, disponibilidade e abertura à aprendizagem”.

O percurso pedonal do Adarve promete ser um dos pontos turísticos de referência na cidade de Guimarães, vindo enriquecer ainda mais a oferta existente no centro histórico e o modo como os visitantes podem apreciar este local.

Partilhe esta notícia:
Voltar às Notícias
x
O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização. Esperamos que esteja de acordo. Política de Utilização de Cookies.